Espetáculo argentino de dança aérea ‘8cho’ dá o "ponta pé inicial" no FIT Rio Preto 2025

Espetáculo argentino de dança aérea ‘8cho’ dá o "ponta pé inicial" no FIT Rio Preto 2025

Com uma estética visual impactante e uma proposta criativa singular, a obra da aclamada coreógrafa Brenda Angiel reúne sete dançarinos suspensos por cordas, realizando movimentos como saltos e rotações, ao som de uma trilha sonora ao vivo executada por sete instrumentistas.

A célebre coreógrafa argentina Brenda Angiel apresenta sua inovadora interpretação do tango, tanto em sua dança quanto em sua música, no espetáculo “8cho”, que dará início ao Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto). A performance contará com a participação de 14 artistas, incluindo sete dançarinos e sete músicos. O evento é gratuito e será realizado no dia 17 de julho, quinta-feira, às 20h, no Anfiteatro Nelson Castro (Parque da Represa), sem a necessidade de retirada de ingressos.

Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o FIT Rio Preto chega em 2025 aos 56 anos de história e 23 edições internacionais. De 17 a 26 de julho, o festival promove uma programação totalmente gratuita e descentralizada, com 47 obras e 111 apresentações em teatros, ruas e praças de diferentes regiões da cidade. O lema da edição 2025 reforça esse propósito: “O FIT é de todos e cada canto é um palco”. Participam artistas de nove estados brasileiros e da Alemanha, Argentina, Chile, México e Uruguai.

Sobre o espetáculo

Em “8cho”, os intérpretes dançam suspensos presos por cordas e arreios, criando coreografias aéreas que desafiam a gravidade, proposta inédita para o universo do tango. O espetáculo cria uma espacialidade inovadora ao utilizar técnicas de dança contemporânea e aérea mantendo a essência do tango tradicional: paixão, tensão, sensualidade e nostalgia.

“Sempre fui apaixonada pelo tango. Ele faz parte da nossa identidade cultural, está no ar que respiramos em Buenos Aires. Mas eu queria olhar para ele de outra forma, desafiá-lo, tirá-lo do chão — literalmente — e ver o que aconteceria. A ideia de criar 8cho nasceu desse desejo: manter a alma do tango, mas levá-lo para um espaço novo, vertical, suspenso, onde os corpos flutuam, giram, se buscam e se afastam em outras direções”, conta a coreógrafa, que é referência internacional e pioneira da dança aérea.

Mais informações: fitriopreto.com.br



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem