SESC Rio Preto recebe Animerp 2025 com tema nostálgico, em uma homenagem aos anos 80/90

SESC Rio Preto recebe Animerp 2025 com tema nostálgico, em uma homenagem aos anos 80/90

Programação oferece mais de 30 atividades gratuitas e cerca de 15 mil pessoas devem passar pelo local 

Entre os dias 11 e 13 de julho, será realizado o ANIMERP - Animê Rio Preto – 2025, um evento que celebra a cultura geek, o entretenimento e incentiva a inovação tecnológica e a criatividade. Os participantes poderão desfrutar de mais de 30 atividades, incluindo animes, K-pop, quadrinhos, dublagem, videogames, danças urbanas, RPG/TCG, cosplay e diversas facetas da cultura nerd, com uma previsão de cerca de 15 mil visitantes ao longo dos três dias de programação.

O tema deste ano, "Depois que o sinal toca, a aventura começa", evoca uma forte nostalgia dos anos 80 e 90. É uma tributo a uma era que deixou uma marca indelével nos jovens que assistiram a filmes icônicos e séries que continuam a ser apreciadas na televisão e no cinema. Este período é tão lendário que ainda exerce influência sobre novas gerações, despertando um sentimento nostálgico nos que experienciaram aquele tempo e nos que o estão descobrindo agora. Essa nostalgia é particularmente intensa, pois esses anos foram decisivos na evolução da cultura pop contemporânea, com o surgimento da ficção científica, da fantasia, e dos primeiros significativos ícones do mundo geek. Durante os anos oitenta, tivemos a trilogia original de Star Wars, Os Goonies, E.T., O Clube dos Cinco e De Volta para o Futuro; enquanto programas como A Supermáquina, MacGyver, He-Man, Thundercats e Jaspion eram os favoritos das tardes de domingo. Nos anos noventa, o foco se deslocou para o universo dos Power Rangers, além do fenômeno global de Pokémon, Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco. Essa década também viu o surgimento de séries marcantes como Arquivo X, Buffy: A Caça-Vampiros, e filmes icônicos como Parque dos Dinossauros, bem como a chegada de Matrix e as franquias de super-heróis no final do período. Essa cultura era apreciada não somente nas telinhas e nas salas de cinema, mas também em locadoras de VHS, cartões, figurinhas, videogames de 8 e 16 bits, action figures, e muito mais.

Para começar a entrar no clima, a unidade leva ao público passante pela Praça Rui Barbosa com dança e performance de O Porquinho da Paulista, dia 11, sexta, das 15h às 16h. O Porqueinho na verdade é Jonathan de Jesus Oliveira, o Joow J, um jovem artista que usa uma fantasia de porco inflável e anima o público na mais famosa avenida de São Paulo. Um verdadeiro fenômeno multimidiático, que viralizou nas redes sociais - registros do Porquinho no TikTok ultrapassam milhões de visualizações - e fora da internet ele também tem fortíssima presença. No centro de Rio Preto, o Porquinho promete causar muita diversão nos transeuntes e não passar desapercebido.

Alguns destaques

A abertura do ANIMERP 2025, dia 11 de julho, sexta-feira, às 20h, no ginásio de esportes do Sesc Rio Preto, é com o show The Jackson’s Funk” - com Clarin Cia. de Dança, criação de Pablinho MJ e Direção de Kelson Barros. O mote do espetáculo é: "E se Michael Jackson dançasse funk?" Fruto de um sonho de menino que admira um ídolo, utilizando e adaptando a dança e a música deste ídolo, para o seu tempo, para a sua história, para a cultura periférica do passinho. Inspirado na famosa turnê “Dangerous Tour” e na turnê que foi interrompida antes de começar “This is it”.

Entre os demais destaques ao longo dos três dias, os bate-papos: Quem Conta e Nossa História? Corpos fora do script no mundo geek, com Aine Tadini, Marcelo D’Salete e Eduarda Kona Zion (12), às 15h, um papo reto sobre representatividade no universo geek. E “Por Trás da Voz” (13), às 15h, com os dubladores: Cláudio Galvan e Cecília Lemes e mediação Eduarda Kona Zion. Cláudio é responsável por vozes icônicas como Pato Donald, Ursinho Pooh, Lelouch Lamperouge e Tuxedo Mask, e Cecília marcou gerações dublando a personagem Chiquinha no seriado Chaves, entre muitas outras.

Toda a programação é gratuita, porém, algumas atividades precisam de inscrição antecipada ou retirada de senha. Será um final de semana de intensa programação que oferece também uma oportunidade para que novos públicos possam se aproximar deste universo, em uma possibilidade de atualização e troca de experiência intergeracional.


Sesc Rio Preto    
 
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333  




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem