Hi-Mundim e Riopreto Shopping promovem a K-Fest Rio Preto, 1º Festival de Cultura sul-coreana do Noroeste Paulista

 Hi-Mundim e Riopreto Shopping promovem a K-Fest Rio Preto, 1º Festival de Cultura sul-coreana do Noroeste Paulista

Evento inédito e gratuito acontece no dia 4 de outubro e tem apoio institucional do Centro Cultural Coreano no Brasil

O site Hi-Mundim (hi-mundim.com.br), que reúne dicas e reportagens sobre entretenimento e lazer, ao lado do Riopreto Shopping, promove a K-Fest Rio Preto, o primeiro festival sobre cultura sul-coreana do Noroeste Paulista. O evento será realizado no dia 4 de outubro de 2025, das 10h às 22h, na Praça 3 do centro de compras, em São José do Rio Preto (SP). Aberto ao público, a K-Fest conta com apoio institucional do Centro Cultural Coreano no Brasil (KCC) e promete uma imersão na k-culture.

Inspirado pelo crescimento da Hallyu (Onda Coreana) no Brasil e no mundo, o festival traz uma programação inédita que inclui duas oficinas de skincare, uma de prática de tradução e pronúncia sul-coreana e outra de pulseiras Army, Artist Alley, espaço exclusivo para exposição e venda de produções autorais, inspirados da cultura sul-coreana, mostra fotográfica da Coreia do Sul, exposição do Novo Hyundai KONA Hybrid, bate-papos, apresentações culturais, cantinho cultural e de leitura, além de um espaço instagramável, quiz sobre cultura coreana com diversos prêmios, shows de K-pop e apresentação de Taekwondo.

A data escolhida para o festival também tem um significado especial: ele acontece logo após o Gaecheonjeol (개천절), o Dia Nacional da Fundação da Coreia, celebrado em 3 de outubro. A data remonta à lendária fundação de Gojoseon, o primeiro estado da nação coreana, em 2333 a.C., por Dangun, e é considerada o marco da origem do povo coreano. O feriado é comemorado em toda a Coreia do Sul, com cerimônias e celebrações que exaltam a identidade e a história do país.

Convidados especiais

A K-Fest em São José do Rio Preto recebe três nomes que representam diferentes formas de conexão com a cultura coreana no Brasil. Raphael Kim, o influenciador nascido na Coreia do Sul, conhecido como “CEO da Coreia” (@ceodacoreia), fala sobre moda, lifestyle e a força dos K-Dramas e do K-Pop nas redes sociais.

Também no bate-papo, a intérprete Cho Hena (@chohena) vai compartilhar sua experiência nos bastidores dos maiores shows de K-Pop (já trabalhou com BTS, Stray Kids, VAV e A.C.E), além de falar sobre algumas expressões da língua coreana. Ela também ministra uma oficina prática de tradução e pronúncia.

Já Priscila Park, responsável pela comunicação do Centro Cultural Coreano no Brasil (@kccbrazil), traz a perspectiva institucional de quem promove a integração cultural entre os dois países.

Parceria que gera conexão entre culturas e pessoas

Ao lado do Hi-Mundim, responsável pela concepção do festival, o Riopreto Shopping reafirma seu papel como anfitrião de grandes experiências culturais, aproximando o público regional das tendências globais e da valorização da diversidade.

O Hi-Mundim nasceu em 2013, fundado pelos jornalistas Michelle Monte Mor e Marcelo Ferri. Em 2025, a equipe ganhou o reforço da estrategista de marketing Dani Fernandes.

“Temos grande admiração e respeito pela cultura sul-coreana. Celebrando a K-Culture, decidimos iniciar esta nova fase do Hi-Mundim e promover, em parceria com o Riopreto Shopping, mais tradicional centro de compras do Noroeste Paulista, este primeiro festival inédito na região, a K-Fest Rio Preto”, destaca Michelle Monte Mor, jornalista e idealizadora da K-Fest.

“Há 12 anos noticiamos atividades de lazer e experiências, agora, resolvemos gerar entretenimento para nos aproximar e engajar ainda mais o público regional”, completa Marcelo Ferri, jornalista e idealizador da K-Fest.

Espaços da K-Fest Rio Preto

Palco Han – Apresentação de Taekwondo pela Academia Rio Preto de Taekwondo, bate-papos com convidados especiais, quiz com prêmios e shows musicais de K-pop, com a atriz e dançarina Ana Zini e o grupo Yong Hang. Destaque para as presenças de Raphael Kim, CEO da Coreia, da tradutora e intérprete de K-pop Cho Hena e de Priscila Park, representante do Centro Cultural Coreano no Brasil.

Sijang – Artist Alley, espaço exclusivo para exposição e venda de produções autorais:

- OpenKorea (produtos orientais);
- BlackCat (bottons, photocards, blocos, adesivos e chaveiros);
- Dr. Ganso (camisetas autorais, chaveiros e adesivos);
- Kin Empório Oriental (lámen, kimchi, kimbap e samgak kimbap);
- YHS (cards, polaroids, bottons, pulseiras e acessórios);
- Dorameiras em Rio Preto (camisetas e ecobags autorais, chaveiros e kit com bowl e lámen)

Gwangwang – Exposição fotográfica, em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil (KCC) e do Novo Hyundai KONA Hybrid, lançamento da marca sul-coreana no Brasil.

Sarang – Cantinho cultural e de leitura em parceria com a livraria Empório Cultural, além de cenário instagramável, inspirado nos K-dramas.

Hallyu – Espaço para oficinas práticas e gratuitas. Serão quatro oficinas:

- Skincare com produtos sul-coreanos da Atomy, para mulheres e homens. Faixa etária: a partir de 18 anos (menores acompanhados de responsável podem participar) - às 11h e às 15h. Realização: Atomy Pereira Barreto Oásis

- Prática de tradução e pronúncia sul-coreana, com Cho Hena - às 13h. Faixa etária: a partir de 14 anos.

- Produção de pulseiras Army, com Armys Rio Preto - às 16h30. Faixa etária: livre

Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas pelo
Hi-mundim.com.br - (https://conteudos.hi-mundim.com.br/oficinas-kfest).

Patrocinadores e apoiadores

A primeira K-Fest Rio Preto tem patrocínio da Rodobens Hyundai e apoio do Hilton Garden Inn Rio Preto, CVC Rio Preto Shopping, Global Atomy, Livraria Empório Cultural, Supermercado Otugui, Gráfica São Sebastião, Animativa, Jin Jin Riopreto Shopping, Itamarati, Armys RP e Pano Impresso.

Serviço:

📅 Data: 4 de outubro de 2025
⏰ Horário:
das 10h às 22h
📍 Local: Riopreto Shopping - Praça 3 de Eventos (São José do Rio Preto/SP)
💲 Entrada gratuita





Postagem Anterior Próxima Postagem