Hi-Mundim e Riopreto Shopping promovem a K-Fest Rio Preto, 1º Festival de Cultura sul-coreana do Noroeste Paulista
Evento inédito e gratuito acontece no
dia 4 de outubro e tem apoio institucional do Centro Cultural Coreano no Brasil
O site
Hi-Mundim (hi-mundim.com.br), que reúne dicas e reportagens sobre
entretenimento e lazer, ao lado do Riopreto Shopping, promove a K-Fest Rio
Preto, o primeiro festival sobre cultura sul-coreana do Noroeste Paulista. O
evento será realizado no dia 4 de outubro de 2025, das 10h às 22h, na Praça 3
do centro de compras, em São José do Rio Preto (SP). Aberto ao público, a
K-Fest conta com apoio institucional do Centro Cultural Coreano no Brasil (KCC)
e promete uma imersão na k-culture.
Inspirado
pelo crescimento da Hallyu (Onda Coreana) no Brasil e no mundo, o festival traz
uma programação inédita que inclui duas oficinas de skincare, uma de prática de
tradução e pronúncia sul-coreana e outra de pulseiras Army, Artist Alley,
espaço exclusivo para exposição e venda de produções autorais, inspirados da
cultura sul-coreana, mostra fotográfica da Coreia do Sul, exposição do Novo
Hyundai KONA Hybrid, bate-papos, apresentações culturais, cantinho cultural e
de leitura, além de um espaço instagramável, quiz sobre cultura coreana com
diversos prêmios, shows de K-pop e apresentação de Taekwondo.
A data escolhida para o festival
também tem um significado especial: ele acontece logo após o Gaecheonjeol (개천절),
o Dia Nacional da Fundação da Coreia, celebrado em 3 de outubro. A data remonta
à lendária fundação de Gojoseon, o primeiro estado da nação coreana, em 2333
a.C., por Dangun, e é considerada o marco da origem do povo coreano. O feriado
é comemorado em toda a Coreia do Sul, com cerimônias e celebrações que exaltam
a identidade e a história do país.
Convidados especiais
A
K-Fest em São José do Rio Preto recebe três nomes que representam diferentes
formas de conexão com a cultura coreana no Brasil. Raphael Kim, o influenciador
nascido na Coreia do Sul, conhecido como “CEO da Coreia” (@ceodacoreia), fala sobre moda, lifestyle e a força
dos K-Dramas e do K-Pop nas redes sociais.
Também
no bate-papo, a intérprete Cho Hena (@chohena) vai compartilhar sua
experiência nos bastidores dos maiores shows de K-Pop (já trabalhou com BTS,
Stray Kids, VAV e A.C.E), além de falar sobre algumas expressões da língua
coreana. Ela também ministra uma oficina prática de tradução e pronúncia.
Já
Priscila Park, responsável pela comunicação do Centro Cultural Coreano no
Brasil (@kccbrazil), traz a perspectiva institucional de quem promove a
integração cultural entre os dois países.
Parceria que gera conexão entre
culturas e pessoas
Ao lado
do Hi-Mundim, responsável pela concepção do festival, o Riopreto Shopping
reafirma seu papel como anfitrião de grandes experiências culturais,
aproximando o público regional das tendências globais e da valorização da
diversidade.
O
Hi-Mundim nasceu em 2013, fundado pelos jornalistas Michelle Monte Mor e
Marcelo Ferri. Em 2025, a equipe ganhou o reforço da estrategista de marketing
Dani Fernandes.
“Temos
grande admiração e respeito pela cultura sul-coreana. Celebrando a K-Culture,
decidimos iniciar esta nova fase do Hi-Mundim e promover, em parceria com o
Riopreto Shopping, mais tradicional centro de compras do Noroeste Paulista,
este primeiro festival inédito na região, a K-Fest Rio Preto”, destaca Michelle
Monte Mor, jornalista e idealizadora da K-Fest.
“Há 12
anos noticiamos atividades de lazer e experiências, agora, resolvemos gerar
entretenimento para nos aproximar e engajar ainda mais o público regional”,
completa Marcelo Ferri, jornalista e idealizador da K-Fest.
Espaços da K-Fest Rio
Preto
Palco Han – Apresentação de Taekwondo pela
Academia Rio Preto de Taekwondo, bate-papos com convidados especiais, quiz com
prêmios e shows musicais de K-pop, com a atriz e dançarina Ana Zini e o grupo
Yong Hang. Destaque para as presenças de Raphael Kim, CEO da Coreia, da
tradutora e intérprete de K-pop Cho Hena e de Priscila Park, representante do
Centro Cultural Coreano no Brasil.
Sijang – Artist Alley, espaço exclusivo para
exposição e venda de produções autorais:
-
OpenKorea (produtos orientais);
- BlackCat (bottons, photocards, blocos, adesivos e chaveiros);
- Dr. Ganso (camisetas autorais, chaveiros e adesivos);
- Kin Empório Oriental (lámen, kimchi, kimbap e samgak kimbap);
- YHS (cards, polaroids, bottons, pulseiras e acessórios);
- Dorameiras em Rio Preto (camisetas e ecobags autorais, chaveiros e kit com
bowl e lámen)
Gwangwang – Exposição fotográfica, em parceria
com o Centro Cultural Coreano no Brasil (KCC) e do Novo Hyundai KONA Hybrid,
lançamento da marca sul-coreana no Brasil.
Sarang – Cantinho cultural e de leitura em
parceria com a livraria Empório Cultural, além de cenário instagramável,
inspirado nos K-dramas.
Hallyu – Espaço para oficinas
práticas e gratuitas. Serão quatro oficinas:
-
Skincare com produtos sul-coreanos da Atomy, para mulheres e homens. Faixa
etária: a partir de 18 anos (menores acompanhados de responsável podem participar)
- às 11h e às 15h. Realização: Atomy Pereira Barreto Oásis
-
Prática de tradução e pronúncia sul-coreana, com Cho Hena - às 13h. Faixa
etária: a partir de 14 anos.
-
Produção de pulseiras Army, com Armys Rio Preto - às 16h30. Faixa etária: livre
Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas pelo Hi-mundim.com.br -
(https://conteudos.hi-mundim.com.br/oficinas-kfest).
Patrocinadores e apoiadores
A
primeira K-Fest Rio Preto tem patrocínio da Rodobens Hyundai e apoio do Hilton
Garden Inn Rio Preto, CVC Rio Preto Shopping, Global Atomy, Livraria Empório
Cultural, Supermercado Otugui, Gráfica São Sebastião, Animativa, Jin Jin
Riopreto Shopping, Itamarati, Armys RP e Pano Impresso.
Serviço:
📅 Data: 4 de outubro de 2025
⏰ Horário: das 10h às 22h
📍
Local: Riopreto Shopping - Praça 3 de Eventos (São José do Rio Preto/SP)
💲 Entrada gratuita