Festival ‘Blues e Jazz na Praça’ abre inscrições para ações formativas com músicos profissionais
Inscrições para oficinas gratuitas na programação de festival que ocupará Praça da Matriz de Mirassol ficam abertas até 10 de novembro, com foco no público em geral
Com prazo para inscrições de 14 de outubro a 10 de novembro, as ações de formação do Blues e Jazz na Praça privilegiam a multiplicidade e a inclusão, propiciando a todas as pessoas interessadas três dias de imersão em assuntos relacionados aos gêneros que abarca e demonstrações com bandas ao vivo. As inscrições são via formulário online e podem participar pessoas a partir dos 16 anos, sem necessidade de conhecimento prévio.
A primeira atividade, no dia 14 de novembro, das 16h às 17h30, é o workshop “Os fundamentos do contrabaixo no Blues e a representação do estilo pelas mulheres”, voltado ao público feminino e coordenado pela arte educadora e professora de música Talita Campos, baixista da banda The Monnas e do Lucas Rocha Blues Quarteto. Participantes terão contato com a história do blues, seu ritmo, harmonia, grooves utilizados, padrões de baixo comuns no estilo, entre outros aspectos, e poderão acompanhar uma demonstração da prática, com exemplos tocados ao vivo a partir de músicas de mulheres de diferentes vertentes e épocas.
Já no dia 15 de novembro, das 16h às 17h30, é a vez do músico e educador musical mirassolense Lenon Tagliaro, formado em regência de banda sinfônica pelo Conservatório de Tatuí, onde também cursou Piano MPB/Jazz, conduzir o workshop “Técnicas de improvisação”. O encontro abordará conceitos de improvisação, escalas, harpejos, fraseados melódicos, harmonia avançada, entre outros aspectos ligados à construção do improviso consciente e estruturado.
Encerrando a jornada, dia 16 de novembro, das 14h às 15h30, o músico Lucas Rocha, à frente do Lucas Rocha Blues Quarteto, ministra o workshop “Workshow Blues”. A proposta é promover uma aula sobre blues com banda ao vivo, a partir da experiência do ministrante, que, em mais de 20 anos estudando o gênero e dando aulas de música, percebe o quanto sua linguagem, harmonia e história são pouco conhecidas.
Democratização
Segundo Marcela Almeida e Tiago Mariusso, organizadores do Blues e Jazz na Praça, o projeto nasce do desejo de democratizar o acesso a uma música que transcende gerações, rompe bolhas e elitismos, e se mantém viva no improviso, no afeto e no coletivo. “Com ações voltadas à formação, acessibilidade, visibilidade feminina e inclusão territorial, Blues e Jazz na Praça busca ser o primeiro passo para a criação de um novo calendário cultural permanente em Mirassol”, afirmam os organizadores.
O festival contará com seis bandas de jazz e blues, incluindo uma atração internacional, além de praça de alimentação e barracas de bebidas, ampliando o clima de convivência e celebração entre artistas e comunidade. A grade completa, com todas as atrações, datas e horários de cada show, será divulgada em breve.
A realização do projeto é com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com apoio da Prefeitura Municipal de Mirassol, Secretaria de Cultura e Turismo de Mirassol, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO:
Blues e Jazz na Praça
Quando: 14, 15 e 16 de novembro de 2025
Onde: shows na Praça da Matriz (Praça Doutor Anísio José Moreira, S/N, Centro) e ações formativas no Auditório Cândido Brasil Estrela (Rua Rui Barbosa, 2.170, Centro) – Mirassol
Prazo de inscrições para formativas: 14/10 a 10/11
Link para formulários de inscrição: https://linktr.ee/
Instagram: @bluesejazznapraca
