Major Anderson pede implantação de ônibus hemocentro para ampliar coleta de sangue em 351 municípios do interior

Major Anderson pede implantação de ônibus hemocentro para ampliar coleta de sangue em 351 municípios do interior

Proposta encaminhada ao Governo de São Paulo busca reforçar os estoques de sangue nas regiões de Rio Preto e Ribeirão Preto

O ativista pela causa da doação de sangue e medula óssea, Major Anderson, protocolou um pedido ao governador Tarcísio de Freitas solicitando a implantação de um ônibus hemocentro para atender 351 municípios das regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

A iniciativa pretende ampliar a coleta de sangue no interior paulista e enfrentar a redução no número de doadores, cenário que preocupa diante do aumento da demanda por transfusões em hospitais e unidades de saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 781 mil novos casos de câncer neste ano. Além de elevar a necessidade de transfusões durante os tratamentos, pacientes diagnosticados com a doença ficam impossibilitados de doar sangue, diminuindo ainda mais o contingente de doadores aptos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que entre 3% e 5% da população seja doadora regular para garantir níveis seguros nos estoques de sangue. No Brasil, no entanto, esse percentual está em torno de 1,4%.

Para Major Anderson, a situação exige ações imediatas.

"Estamos diante de uma conta que não fecha. A demanda cresce a cada ano, enquanto o número de doadores diminui. Isso pode comprometer o abastecimento de sangue para cirurgias, tratamentos oncológicos e atendimentos de urgência e emergência", afirma.

Como alternativa, o ativista propõe a implantação de um ônibus hemocentro, modelo já utilizado na região de Campinas. A unidade móvel aproxima o serviço da população, facilita o acesso dos doadores e contribui para o reforço dos estoques de sangue.

A proposta prevê que o veículo percorra cidades do interior paulista, promovendo campanhas de conscientização e realizando coletas sem a necessidade de deslocamento dos voluntários até grandes centros.

Há mais de oito anos atuando em defesa da hemorrede e da doação de medula óssea, Major Anderson também participou da mobilização que contribuiu para a aprovação da Lei Federal nº 14.530/2023, responsável por regulamentar o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

"O ônibus hemocentro é uma solução viável, já testada e com potencial para salvar vidas. Precisamos agir antes que a escassez de sangue afete ainda mais o atendimento à população", destaca.

Agora, a expectativa é de que o Governo do Estado analise a proposta e avalie a viabilidade da implantação da unidade móvel, que poderá beneficiar milhões de moradores das regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.



Postagem Anterior Próxima Postagem